Teste on-line sobre os conhecimentos de língua russa para estrangeiros
Depende da quantidade de alunos. Esse ano vai ser aplicada mais uma vez em novembro. Por enquanto não temos quantidade suficiente de interessados em Recife. Se tiver 30 alunos vamos para Recife também. Hoje em dia, as instituições de Ensino Superior e o mundo laboral requerem certificações oficiais internacionais no domínio de línguas estrangeiras. A maioria das universidades também solicita certificados de língua para pós-graduações, mestrados e doutoramentos. Curso de formação contínua na área do ensino da língua russa como língua estrangeira, dirigido a filólogos que desejam ensinar ou já ensinam Russo a estrangeiros. O objetivo deste curso é dar a conhecer aos formandos os conteúdos dos programas de formação e os respetivos níveis de certificação do sistema de ensino Russo como Língua Estrangeira (RCE) da Federação Russa, assim como familiarizar os formandos com as novas tecnologias de ensino e atualizar os seus conhecimentos, no que respeita a modernas e inovadoras metodologias de ensino da língua russa como língua estrangeira. Após três dias de discursos de mais de cem de países no Fórum da Assembleia Geral das Nações Unidas para defender a paz e a segurança, nesta quarta-feira, 2, foi aprovado por ampla maioria uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia.
O texto, promovido pelos países europeus e Ucrânia, e apoiado por cerca de cem países de todas as regiões do mundo, sofreu inúmeras alterações nos últimos dias para chegar a um acordo mínimo aceitável para os mais relutantes. A prova de proficiência em russo até agora estava acontecendo em São paulo, Rio de janeiro e Brasília. Este ano, devido a pandemia, a Universidade Estatal de São Petersburgo disponibilizou a oportunidade de prestar TORFL de modo remoto (online), portanto os alunos que têm dificuldades para se deslocar até as cidades em que a prova é aplicada podem aproveitar para prestá-la em casa, online, este ano. Ao final desse nível o aluno é capaz compreender e usar expressões comuns do dia-a-dia e frases básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação. É capaz de manter conversa básica no momento de conhecer uma pessoa, contar sobre si, sua família ou amigos, falar sobre assuntos cotidianos.
Entre as regras gramaticais o aluno aprendeu conceito dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, gênero do substantivo, casos gramaticais do substantivo apresentado no singular, conjugação do verbo imperfeito no tempo presente, passado e futuro. O Curso Nível B1 é o curso fundamental de domínio geral do Russo como língua estrangeira, nível que permite a quem pretender tirar um curso de ensino superior na Rússia ingressar em qualquer universidade deste país. Zelensky afirmou que "uma parte significativa de todo o exército russo está agora focada nesta ofensiva". Donbas é o coração industrial da Ucrânia localizado no leste do país, com uma população majoritariamente de língua russa, e onde os separatistas apoiados por Moscou lutaram contra as forças ucranianas nos últimos oito anos e declararam duas repúblicas independentes que foram reconhecidas pela Rússia. O alfabeto russo foi submetido a uma reforma no período do reinado de Pedro, o Grande, na sequência da qual foi simplificado e aproximado ao latim. Ainda mais simplificada foi a ortografia russa em 1917. O aluno consegue lidar com as situações no ambiente acadêmico e profissional, bem como em demonstrar segurança nas diferentes oportunidades de contato interpessoal.
5 passos para a ingressão numa instituição de ensino superior russa
Exame língua russa - Os testes Swedex avaliam os conhecimentos que podem ser aplicados na prática dentro de todos os tipos de proficiência na língua: falar, ler, ouvir e escrever. O ILNOVA está agora certificado como centro de testes para os níveis A2 e B1. Além do teste em si, o ILNOVA tem agora dois cursos de preparação para os testes. Estes cursos são independentes dos testes e são naturalmente opcionais. Os cursos requerem o número mínimo de alunos (3).
Já é capaz de entender informações dos meios de comunicação e usar diferentes estilos de linguagem. Este nível permite que o aluno conduz atividade profissional nas várias áreas se comunicando em russo. O certificado deste nível é necessário para a obtenção de diploma de bacharelado, mestrado, bem como a pós-graduação na área de ciências humanas e naturais, engenharia. Desde 2018 o Clube Eslavo tem parceria com a Universidade Estatal de São Petersburgo (СПбГУ) e tem direito de aplicar prova de proficiência em russo (TORFL ou ТРКИ) no Brasil. A prova está programada anualmente e dependendo da demanda pode acontecer duas vezes por ano. Os alunos irão receber seus certificados impressos diretamente da Universidade Estatal de São Patersburgo. Este nível permite que o aluno consegue resolver quaisquer necessidades de comunicação com os falantes nativos em determinadas situações da vida cotidiana. Este é o nível inicial de competência comunicativa. Além disso, este nível permite exercer qualquer atividade profissional, por enquanto com algumas dificuldades. A confirmação deste nível dá o direito de receber a cidadania russa em conformidade com as exigências da legislação da Federação Russa. A escrita de uma destas línguas é, em geral, simples e difere apenas por alguns caracteres. Ao contrário do latim, não tem sinais diacríticos.
O Centro de Língua Russa e Cultura Instituto Pushkin do Instituto Piaget, sediado no campus de Viseu, enquadra-se nos projetos do ISEIT/Viseu e do ISEIT/Almada que visam a promoção do intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres de diferentes países, disponibilizando, não só à comunidade académica docentes, discentes e funcionários, como ao público em geral, uma diversificada oferta formativa de cursos de língua russa e cultura, supervisionada por professores especialistas da Universidade Estatal de Pyatigorsk, altamente qualificados no campo da linguística e cultura russa. VIIMARANTA, J. et al. Grammar, semantics, and usage in a dynamic relation: The use of the construction verb with prefix pod-+ accusativeon the basis of the RNC. Russian Linguistics, v. 41, n. 2, p. 223-238, 2017. Na década de 1970, o Instituto Púchkin se tornou o primeiro centro educacional a treinar professores e ensinar russo como língua estrangeira. Naquela época, desenvolveu-se ali um sistema completo de exames - desde um teste de seis níveis para crianças (A1 C2) até um teste equivalente de russo para negócios para adultos (B1 C1) e outro de russo para turismo internacional (A1 C1). O TCF é um teste de nível linguístico do francês geral destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, fiável e rápida os seus conhecimentos da língua francesa. Trata-se de um teste padronizado e calibrado, concebido pelo CIEP, organismo de certificação membro da ALTE (associação de professores de línguas na Europa), segundo uma metodologia extremamente rigorosa que o torna um verdadeiro instrumento de medida. Este exame obteve em Dezembro de 2002 a certificação da norma de qualidade ISO 9001: 2000.