Química da célula. Composição química da célula - Biologia Net

Composição química da água - Mundo Educação


Nesta seção aprofundaremos no estudo das substâncias orgânicas e inorgânicas encontradas nas células. Daremos ênfase principalmente na estrutura e importância dessas substâncias para a nossa sobrevivência e para a de outros seres vivos. Podemos classificar a biodiversidade em três grandes níveis. Quando nos referimos às espécies de uma área, o papel ecológico dessas espécies e como as composições das espécies variam, estamos falando de O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03 da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais. Os compostos orgânicos sintéticos são criados em laboratório. Por exemplo, a ureia (NH2CONH2), criada por Friedrich Wöhler a partir do composto inorgânico cianato de amônio (NH4OCN). Outros sintéticos conhecidos são os plásticos, os medicamentos, os agrotóxicos, entre outros.



Composições biologia - Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:


Propriedades dos compostos orgânicos

Esta lista de exercícios sobre biodiversidade é uma importante forma de testar seus conhecimentos a respeito desse conceito, criado em 1980. - As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas. Já os sais minerais possuem as mais variadas funções, tais como condução do impulso nervoso e atuação na coagulação.


Por exemplo, uma mancha de graxa pode ser removida com a utilização de gasolina. A água é a substância mais comum do planeta e cobre cerca de 71 da superfície da Terra. Sem ela, o planeta seria completamente diferente do que conhecemos hoje e certamente não existiria nenhum dos seres vivos atualmente conhecidos, uma vez que muitas teorias indicam que a vida surgiu nessa substância. Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93 do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres. O vapor de água que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais). Alternativa a. Os lipídios são substâncias orgânicas, conhecidas como gorduras, que atuam em variadas partes do organismo. São importantes como reserva de energia, na formação de hormônios, protegem contra choques mecânicos, além de constituírem as membranas celulares, que são formadas por fosfolipídios.


O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 de oxigênio. Os carboidratos, que também recebem a denominação de glicídios ou açúcares, são, sem dúvidas, a principal fonte de energia das células, além de atuarem formando a parede celular e os ácidos nucleicos. Eles são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Em O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua, há, respectivamente:

a ( ) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição.

b ( ) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação.

c ( ) dois elementos formados por justaposição.

d ( ) dois elementos formados por aglutinação. (Enem) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar: Moléculas orgânicas apolares não são solúveis em água, mas solubilizam-se em solventes orgânicos, tanto polares quanto apolares.


Os lipídios são uma importante reserva de energia, utilizada em momentos de necessidade. Participam da constução de membranas e na produção de hormônios. Além disso, funcionam como isolantes térmicos e auxiliam na absorção de algumas vitaminas. Diversas substâncias participam da composição de uma única célula e podem ser classificadas em dois tipos básicos: substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem carbono em sua composição, enquanto as orgânicas apresentam esse elemento. Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos: O conjunto de átomos de carbono unidos por ligações covalentes formam as moléculas orgânicas. As moléculas são dividas em funções orgânicas, que agrupam os compostos de acordo com características semelhantes. São elas: Alternativa d. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi estabelecida durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Essa convenção é um tratado da Organização das Nações Unidas e um importante instrumento relacionado ao meio ambiente. Muitas pessoas pensam que os lipídios trazem apenas malefícios à saúde e que podem ser facilmente excluídos da nossa alimentação.


A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados. As células são estruturas conhecidas como unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas são formadas basicamente por substâncias orgânicas e inorgânicas. São consideradas substâncias inorgânicas: As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio. Isso é possível graças à atração que os átomos de oxigênio de uma molécula exercem sobre os hidrogênios de outras. No estado líquido, essas ligações rompem-se e refazem-se rapidamente, provocando o deslocamento de moléculas e garantindo a fluidez da água; no estado sólido, percebemos ligações mais duráveis; e no estado gasoso, a molécula encontra-se isolada. Os lipídios, conhecidos popularmente como gorduras, são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como álcool e clorofórmio. Atuam como reserva de energia e isolante térmico, participam de processos metabólicos, formam as membranas celulares e alguns hormônios, protegem órgãos contra impactos, entre outras funções.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem