Tópicos de mecânica clássica e teoria de grupos| Portal de Livros da UnB
O livro Tópicos de Mecânica Clássica e Teoria de Grupos é a culminação de uma série de discussões e propostas para suprir certas deficiências na formulação de textos de disciplinas no âmbito da graduação. O primeiro tema consite na apresentação do vetor de Laplace-Runge-Lenz, cujo uso no problema de Kepler em Mecânica Clássica, além de introduzir uma nova constante de movimento, permite obter todas as carateristicas associadas à solução da dinâmica de uma partícula em um campo Coulombiano. O segundo tema trata do espalhamento clássico, um conceito sumamente importante na Física, tendo em vista que todo experimento consiste de uma forma ou outra em espalhar partículas, fachos de luz, etc.. O espalhamento de Rutherford proporcionou a imagem da estrutura do átomo, consistente num núcleo muito concentrado e os elétrons orbitando em torno dele. O terceiro tema consiste na apresentação da teoria de Hamilton-Jacobi. Trata-se da fase mais elaborada da Física Clássica após os modelos teóricos de Lagrange e Hamilton. É importante destacar que essa teoria deu lugar à obtenção da equação de Schrödinger da Mecânica Quântica. Como último tema considerado neste trabalho, apresentamos uma introdução à Teoria de Grupos, com ênfase na Teoria de Representações. Os conceitos de redutibilidade/irredutibilidade são apresentados com detalhe, dada sua importância no contexto da teoria. Fondue, seja de chocolate ou queijo, é bom demais. Mas você sabe a origem dessa delícia? A gente te conta. Ah, leia esse artigo até final e saiba como prepará-la no conforto da sua casa. Bom, segundo historiadores, a fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) surgiu na Suíça em meio à Segunda Guerra […] A bibliografia utilizada na pesquisa de conteúdo do Vest21 Mecânica constou dos livros de Tipler [4], de Halliday, Resnick and Walker [5] e de Beer [6]. Já o estudo visando a forma de apresentação do conteúdo e a simbologia foi feito com base em livros do ensino médio, destacando-se Beatriz Alvarenga [7], Paulo Cesar M. Penteado [8], Ramalho, Nicolau e Toledo [9] e Paraná [10].
Forget swaying pocket watches and deep trances. "Hypnosis is a state of highly focused attention," says David Spiegel, the director of Stanford School of Medicine's Center on Stress and Health. If done properly, hypnosis can clear your mind, lower your heart rate, and decrease muscle tension. Close your eyes and picture a movie screen with something stressful, like rush-hour traffic, on the left side. Now, visualize a solution playing out on the right, like discovering a new route with no traffic. Eventually, you'll feel a moment of intense absorption, he explains, like when you're so caught up in a good movie that you forget where you are. Try doing this for five minutes, three or four times a day. Just looking out your window can have a relaxing effect. In a study led by Peter Kahn, an associate professor of psychology at the University of Washington in Seattle, participants in an office were shown one of three views: a natural setting, a digital display of the same scene, and no view. When stress levels were artificially increased, those looking at the real natural scene returned to their normal heart rate more quickly.
Tópicos de Mecânica Clássica e Teoria de Grupos
Fundamentos de Mecânica dos Solos - Nesse menu estão disponíveis algumas provas completas, com cerca de 25 questões, envolvendo toda a Mecânica (dentre elas está a OBF 2000, primeira fase). Há também provas com temas específicos, por exemplo, Medidas Físicas (15 testes), Cinemática (20 testes), Estática (15 testes), Molas (10 testes) e Hidrostática (15 testes). A função desses testes é muito mais reforçar os conceitos físicos, no próprio enunciado, do que a resposta do teste em si mesmo.
Loja de artigos hospitalares - 1) quanto às lições, apresentar o conteúdo da Mecânica de uma forma resumida, possibilitando não só uma revisão rápida da teoria como também a resolução de vários problemas relativos ao resumo enfocado. Assim, quanto às lições, o uso principal do Vest21 deve ser, por parte dos professores, em aulas de revisão ou ainda de ''fechamento de conteúdo'' (última aula de cada capítulo), com a apresentação das lições através de data show. No caso de uso por parte de alunos, a principal função do software é basicamente a mesma, isto é, fazer revisões de assuntos anteriormente estudados em seu livro-texto. Além disso, ao aluno são propostos problemas em que, muitas vezes, a situação física é apresentada em uma animação sem texto, induzindo o aluno a uma reflexão sobre aquilo que foi observado; 2) disponibilizar um conjunto de ferramentas e textos para que o aluno possa complementar o seu conhecimento sobre um dado tema, indo muito além dos resumos teóricos e dos testes animados.
Ainda: É importante enfatizar que a formalização de vários fenômenos se baseia fortemente na descrição gráfica desses fenômenos, o que possibilita uma generalização de tal formalização, já no ensino médio, com o uso da idéia de ''inclinação da reta tangente'' (alternativamente ao conceito de derivada) e de ''área sob a curva'' (em vez de integral). Por último, as lições do Vest21 procuram oferecer muito mais imagens animadas e formalização de conceitos do que textos, estes últimos muito mais apropriados aos livros. Naturalmente, o texto que pode parecer faltar ao software é aquele que, espera-se, seja colocado oralmente pelo professor durante as aulas. Assim, o Vest21 apresenta o conteúdo sumário de um assunto, e o professor dá a forma a esse conteúdo. Although it may be tempting to rehash the details of how your sister's boyfriend snubbed you, letting go of negative feelings really does lower stress. "When our minds keep rehearsing troubling interactions, the body's calming system becomes impaired," says Charlotte vanOyen Witvliet, a psychologist at Hope College in Holland, Michigan. A cursory hug won't do, though. You have to sincerely replace your anger toward the wrongdoer with an attempt to understand the reasons behind his actions. "Forgiveness helps you see more of the truth, not less. When we are upset, our vision is limited in scope," says Witvliet. Este artigo apresenta o software educacional Vest21 Mecânica, destinado ao ensino médio. Todo o conteúdo da Mecânica foi dividido em 19 lições, (teoria e testes animados), apropriadas para apresentação em data show. Além das lições o software disponibiliza várias ferramentas para a solução de problemas, contém várias provas e ainda um programa específico para traçar gráfico. O software foi utilizado em dois cursos de Mecãnica oferecidos dentro do Pró-Ciências PB 2001, e a avaliação feita pelos professores em aperfeiçoamento foi bastante positiva. Photos: Getty Images, Norman Jean Roy, Getty Images (3), Thomas Schmidt / , Getty Images, CN Digital Studio, Getty Images (4), Greg Kadel, Patrick Demarchelier, CN Digital Studio, Courtesy of Nintendo